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  • Dr. Edvênis Vital

Alopecia e alimentação: 4 dicas para incrementar o cardápio e fortalecer os cabelos



A queda de cabelo - ou alopecia - é um processo comum para muitas pessoas. Ela geralmente ocorre de forma natural, por predisposição genética, mas também pode ser agravada por uma série de fatores.


Ansiedade, estresse, reações alérgicas e fatores hormonais são alguns dos principais motivos por trás desse fenômeno. Além disso, falta de vitaminas e má alimentação também podem contribuir na saúde dos fios. E é justamente sobre esse fator que falaremos neste post.


Abaixo você vai receber 4 dicas para incrementar algumas vitaminas necessárias para fortalecer os cabelos no cardápio, entendendo as relações entre alopecia e alimentação. Confira!


1. Invista na hidratação


Um dos principais passos para organizar uma rotina de alimentação saudável é manter a hidratação em dia. Isso porque beber ao menos dois litros de água diariamente ajuda no crescimento forte e saudável do cabelo. Como ¼ do fio de um cabelo é composto por água, repor a hidratação constantemente ajuda a manter os fios fortes, brilhantes e saudáveis.


2. Vitaminas A, B, C e E


Diferentes ingredientes são ricos nessas vitaminas e inclui-los na dieta pode fazer toda a diferença na força os cabelos. Alimentos como a cenoura, a beterraba e o extrato de própolis possuem alta concentração de vitamina A. Já a vitamina B está presente em peixes, ovos, soja, nozes, fígado e até na gema de ovo.


A vitamina C pode ser encontrada em frutas como a laranja, o morango e o limão, ou ainda no suco de tomate e no brócolis. E por fim, a vitamina E está presente nas sementes, nos óleos vegetais e nos cereais integrais.


3. Reforce o ferro e as proteínas


Além das vitaminas, outros nutrientes como o ferro e as proteínas também podem ser muito eficientes no fortalecimento dos cabelos. Logo, adicione ao cardápio cereais, frutas secas, vegetais verdes e o feijão, que são ricos em ferro.


No mais, para reforçar a dieta adicione leite, ovos, frango e carne vermelha aos alimentos fundamentais. Isso porque, além de serem boas fontes de proteínas, eles ajudam a combater a alopecia.


4. Evite os vilões da alimentação


Açúcares e carboidratos refinados, como pão, massas e álcool, são alguns dos vilões de uma dieta focada em fortalecimento dos fios. Isso porque o efeito deles pode desequilibrar os hormônios e com isso, provocar uma série de danos no corpo. Consequentemente, atingem diretamente a saúde e resistência do cabelo.


Além deles, o consumo excessivo de chás e cafés também pode ser prejudicial. Isso porque eles podem impedir ou interferir na absorção de substâncias importantes para a prevenção da queda dos fios, como o ferro. Portanto, evite o consumo em excesso.




Viu só? Amenizar a alopecia é possível e a alimentação pode ser um coadjuvante nessa busca pela preservação da estrutura capilar. Porém, lembre-se que a alimentação não substitui uma consulta médica.


Afinal, é lá que um dermatologista investigará as reais necessidades do seu corpo e tratar a alopecia baseado nessas informações, de forma assertiva e visando o melhor resultado possível. Por isso, dê prioridade a um tratamento clínico.


No mais, para acompanhar mais dicas de saúde, bem-estar e beleza, não deixe de acompanhar o blog!


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